Are you over 18?

By entering this site you agree to our Privacy Policy
To enter this website you must be of legal drinking age in your location.
Please confirm if you are of legal drinking age.

Chegou o melhor Alvarinho de sempre! (que demorou 4 anos a ser feito)

 

 

Um bom vinho à refeição já é algo indispensável para a rotina dos portugueses. Quando esta bebida é exclusiva parece que o sabor é ainda melhor — e é isso mesmo que propõe a nova garrafa da Quintas de Melgaço, um aglomerado de 530 produtores que criou algumas das propostas mais populares do País.

O projeto único nasceu na década de 1990, graças a Amadeu Abílio Lopes. Para ganhar conhecimento no mundo empresarial, viajou para o Brasil, onde se destacou nessa área. Nunca se esqueceu, contudo, de Portugal. Quando regressou, sabia que queria fazer algo relacionado com a sua região. Juntou diferentes produtores e criou esta associação que ajudou a potenciar o crescimento de Melgaço. Os vinhos da casa Alvarinho também se tornaram num sucesso pelo mundo.

O QM Patriam, assim se chama a novidade, é uma edição limitada. Apenas foram criadas 3.276 unidades. É um branco 100 por cento Alvarinho, com as melhores uvas da região. O blend é feito com lotes de 2017, 2018, 2019 e 2020, e estagia em inox e barrica. É límpido e tem uma cor citrina. No nariz revela notas de floral fresco e fruto seco. Na boca é suave e tem uma leve acidez. Também pode ser armazenado sem afetar o sabor e casa bem com marisco e peixe.

Este vinho já anda a ser pensado há vários anos. “A prática da empresa ir armazenando lotes de cada colheita tem sido cumprida, há já alguns anos, com o objetivo de se apostar, no futuro, na produção de novas edições especiais, de muita qualidade e lançadas em quantidades reduzidas, e que enaltecem ainda mais a nobre casta Alvarinho”, refere Pedro Soares, administrador da Quintas de Melgaço. Uma garrafa tem um custo de 55€.

 

in https://www.nit.pt/