
Chegou o melhor Alvarinho de sempre! (que demorou 4 anos a ser feito)

Um bom vinho à refeição já é algo indispensável para a rotina dos portugueses. Quando esta bebida é exclusiva parece que o sabor é ainda melhor — e é isso mesmo que propõe a nova garrafa da Quintas de Melgaço, um aglomerado de 530 produtores que criou algumas das propostas mais populares do País.
O projeto único nasceu na década de 1990, graças a Amadeu Abílio Lopes. Para ganhar conhecimento no mundo empresarial, viajou para o Brasil, onde se destacou nessa área. Nunca se esqueceu, contudo, de Portugal. Quando regressou, sabia que queria fazer algo relacionado com a sua região. Juntou diferentes produtores e criou esta associação que ajudou a potenciar o crescimento de Melgaço. Os vinhos da casa Alvarinho também se tornaram num sucesso pelo mundo.
O QM Patriam, assim se chama a novidade, é uma edição limitada. Apenas foram criadas 3.276 unidades. É um branco 100 por cento Alvarinho, com as melhores uvas da região. O blend é feito com lotes de 2017, 2018, 2019 e 2020, e estagia em inox e barrica. É límpido e tem uma cor citrina. No nariz revela notas de floral fresco e fruto seco. Na boca é suave e tem uma leve acidez. Também pode ser armazenado sem afetar o sabor e casa bem com marisco e peixe.
Este vinho já anda a ser pensado há vários anos. “A prática da empresa ir armazenando lotes de cada colheita tem sido cumprida, há já alguns anos, com o objetivo de se apostar, no futuro, na produção de novas edições especiais, de muita qualidade e lançadas em quantidades reduzidas, e que enaltecem ainda mais a nobre casta Alvarinho”, refere Pedro Soares, administrador da Quintas de Melgaço. Uma garrafa tem um custo de 55€.
in https://www.nit.pt/