Are you over 18?

By entering this site you agree to our Privacy Policy
To enter this website you must be of legal drinking age in your location.
Please confirm if you are of legal drinking age.

Distinção

Quintas de Melgaço cumpre um rigoroso manual de procedimentos certificado com os imperativos resultantes das normas.

Qualidade reconhecida por todos

O segredo para a diferenciação dos vinhos QM reside numa estreita colaboração entre os nossos dedicados produtores os nossos prestigiados técnicos. A paixão de uns, harmonizada com a exigência técnica de outros, permite manter os nossos vinhos em patamares de prestígio tão elevados.

Rigor e qualidade

O controlo de maturação das uvas é feito a partir do mês de agosto. Os nossos técnicos visitam as vinhas para recolher amostras, sujeitá-las a análises físico-químicas e assim, perante rigorosos resultados, determinar o melhor período para a vindima.

O nosso laboratório funciona em permanência. Além de uma ação fundamental no período da vindima, é lá que, durante todo o ano, a equipa de enologia acompanha a evolução e o estado dos diferentes vinhos. Segundo apertadas normas de certificação e qualidade, garantimos que a experiência à mesa é sempre a mais sublime.

A vindima

O primeiro passo do processo de vindima é a receção das uvas trazidas pelos nossos produtores. A primeira amostragem é feita no refratómetro que avalia importantes parâmetros como a acidez total, PH e grau alcoólico provável.

Este último serve como referência para o pagamento de uvas. O valor a pagar é previamente definido, em assembleia geral, com os nossos associados. Prezamos um processo transparente, sempre preocupado em respeitar e valorizar o trabalho daqueles que fazem vida na vinha.

Aliás, nesse sentido, também o processo de pesagem da dorna é visível ao sócio. O sucesso dos nossos vinhos é a harmonia dos esforços de cada um. O sucesso é de todos!

Os processos que se seguem à pesagem são de uma sofisticação técnica relevante que permitem tratar tão delicada matéria-prima com a dedicação que ela merece. Os bagos são prensados de forma suave para que seja extraído o líquido mais fino e rico.

Separam-se as grainhas e nasce, assim, o mosto. Este será cuidadosamente decantado e, depois, fermentado. Temos, então, os nossos tão desejados vinhos.

Seguem-se, depois, já nas barricas, os processos de estabilização, clarificação e filtração que garantem a coroação final: o engarrafamento. Um processo exigente, altamente verificado, para que o sabor dos nossos vinhos seja fiel à riqueza deste nosso lugar.